Como usar técnicas de SEO nas estratégias de marketing político?

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Utilizar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento de um site já é estratégia comum no marketing digital e contribui significativamente para alavancar a imagem de uma empresa. Mas será que ele também é efetivo no marketing político?

O marketing pessoal já diz há muito tempo que precisamos nos ver como produtos a serem vendidos, como marcas a serem respeitadas e consideradas no mercado, portanto, o SEO é sim uma estratégia altamente eficaz para o marketing político digital. Mas como usar as técnicas de SEO para alavancar a imagem do candidato? Conheça algumas possibilidades agora mesmo!

Como aproveitar as técnicas de SEO para o marketing político

As regras quanto à propaganda eleitoral antecipada são bastante rígidas, mas ninguém disse que você não pode chamar a atenção para o candidato sem mencionar campanhas eleitorais. Abordando temas da atualidade, como saúde, segurança, transporte, mobilidade urbana, entre outros, tanto em sites, blogs ou redes sociais, você constrói a reputação do candidato muito antes de qualquer pessoa sequer pensar em eleições.

Com conteúdo otimizado para os mecanismos de busca, postagens constantes nas principais plataformas de relacionamento com o público e uma postura proativa com relação aos problemas mais frequentes enfrentados pela população, o candidato passa a se tornar referência e fazer parte do dia a dia dos eleitores independente de ser eleito ou não.

O que e como otimizar

Existem diversas técnicas de SEO que podem ser aplicadas a blogs, sites e até mesmo redes sociais. Listaremos as 5 mais utilizadas para que você comece a aplicá-las agora mesmo.

1. Defina as palavras-chave certas

Pensando na proposta de campanha do seu candidato, liste as palavras-chave que refletem as ideias e projetos que ele pretende desenvolver. Construa conteúdos em torno dessas palavras-chave e publique no blog do candidato e nas redes sociais. Lembre-se que as palavras-chave não podem fugir do contexto do conteúdo e que o uso excessivo delas pode ser considerado como uma prática abusiva, passível de penalização pelo Google.

2. Use palavras-chave nos títulos e intertítulos

Os títulos e intertítulos devem sempre estar em destaque, marcados com a Tag Title de acordo com a importância: H1 para o título principal, H2 para os intertítulos secundários etc. Essa é uma das técnicas de SEO que não podem faltar no site e no blog do candidato, pois os títulos e intertítulos são lidos pelos robôs de busca e entendidos como o tema principal daquela página. Por isso eles sempre devem conter uma palavra-chave de destaque, visando dar maior relevância para o conteúdo.

3. Use a meta description

Quando você faz uma busca e o Google retorna os resultados, sempre tem um pequeno texto acompanhando o título principal do site. Essa pequena descrição é a meta description, e serve tanto para que o internauta saiba o que contém no site como também para tornar a página do candidato ainda mais relevante para o Google. Como sempre, não se esqueça de inserir a palavra-chave do seu conteúdo na meta description para que ele seja indexado com mais agilidade e tenha um bom posicionamento nos resultados de busca.

4. Tenha URLs amigáveis

Essa serve tanto para o site quanto para o blog e as redes sociais. A URL é o endereço eletrônico do candidato, portanto, nada melhor do que ter o nome dele por lá. O site pode ser chamado www.nomedocandidato.com, para ser bastante direto e acertado. O blog pode estar indexado ao site ou ainda possuir um endereço como www.blogdonomedocandidato.com.br. Nas redes sociais essa personalização também já é possível e você pode criar páginas e perfis com o nome do candidato, como por exemplo, http://www.facebook.com/nomedocandidato.

5. Não esqueça das imagens

Toda imagem utilizada no site ou no blog do candidato também deve ser otimizada com técnicas de SEO, afinal, os mecanismos de busca exibem resultados em imagens. Para isso, use o Alt Text, nomeando cada imagem segundo o que ela representa. Por exemplo, se você está utilizando uma imagem de um protesto para ilustrar a reação da população a uma medida governamental, nomeie a imagem como “protesto” ou “protesto-rio-de-janeiro”. Se um internauta buscar alguma dessas palavras-chave, o site ou blog do candidato pode ser exibido entre os primeiros resultados.

Os benefícios do marketing político digital são muitos, basta que você utilize as ferramentas certas para dar a visibilidade que o candidato precisa para ganhar a simpatia dos eleitores, como por exemplo, as técnicas de SEO que apresentamos aqui.

Ficou com dúvidas sobre como aplicar as técnicas de SEO no marketing político digital? Deixe seu comentário!

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