Entenda a importância do investimento em análise de resultados de campanha

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Em uma campanha política sem análise de resultados você joga com o destino, conta com a sorte e agradece qualquer benefício que possa surgir de qualquer ação de marketing político digital. Mas quando tem objetivos claros, metas definidas e indicadores de desempenho, você se torna o dono do seu destino, age com antecipação e conhece o caminho a ser percorrido até a vitória.

Se você pretende ser o protagonista da sua campanha política e não um mero expectador, sujeito às consequências, não pare por aqui. Entenda a importância de investir em análise de resultados e garanta sua vitória desde o primeiro dia de trabalho!

Anúncios Patrocinados: Será que funcionam no Marketing Político Digital?

Construir presença digital, criar uma percepção positiva nos eleitores, tornar-se conhecido e, a partir daí, começar um relacionamento de longo prazo com a sociedade. Esses são alguns dos objetivos de um candidato em uma campanha política. Se você não é conhecido, precisa fazer-se conhecer e reconhecer.

Sendo assim, uma das formas de garantir que as pessoas entrem em contato com você é investir em anúncios patrocinados, tanto no Google Ads quanto nas redes sociais, em especial no Facebook, campeão de audiência entre as plataformas de relacionamento social. Mas não basta investir em anúncios arrasadores, você precisa fazer a análise de resultados, ou seja, acompanhar a reação dos eleitores à sua mensagem. E como fazer isso?

O que acompanhar na análise de resultados

Digamos que você invista R$10.000,00 em anúncios patrocinados no Google Ads, dividindo esse valor entre a rede de pesquisa e a rede de display. Na rede de pesquisa, você define palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado, enquanto que na rede de display, você tem uma segmentação por contexto, ou seja, seus anúncios aparecem em sites afiliados que tenham a ver com política. O que medir?

  • Número de cliques (anúncios CPC);
  • Número de visualizações (anúncios CPM);
  • Taxa de conversão (CTR);
  • Custo por clique;
  • Custo por mil impressões;
  • Custo por lead adquirida;
  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • Origem de tráfego;
  • Tempo de navegação no site;
  • Taxa de rejeição (bounce rate);
  • Entre outros indicadores.

Se você também investiu em anúncios patrocinados no Facebook Ads, pode ter outros indicadores para fazer a análise de resultados:

  • Alcance das publicações;
  • Número de cliques;
  • Engajamento;
  • Menções;
  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Custo por lead;
  • Origem de tráfego;
  • ROI;
  • Entre outros.

E qual a importância disso tudo?

Conhecimento para atingir os objetivos de campanha

Quando você tem esses dados registrados, analisados e inseridos em um contexto, pode obter insights para melhorar a campanha política, conhecer melhor os eleitores, desenvolver estratégias de marketing político digital mais eficazes e assim atingir seu objetivo maior, que é a vitória nas eleições.

Com os dados do Google Ads, por exemplo, é possível saber quanto você gasta para conquistar um eleitor para a sua campanha de e-mail marketing; quantas leads você obtém a partir do investimento realizado; quais são as palavras-chave que levam os eleitores até o site da campanha; quem são esses eleitores (dados demográficos); qual é a taxa de rejeição da campanha; qual é o retorno do seu investimento em campanhas de anúncios patrocinados etc.

Já com os dados do Facebook Ads, você sabe qual é a taxa de engajamento dos eleitores com a campanha; qual é o sentimento dos eleitores em relação à sua figura; quantos eleitores são alcançados pela mensagem dos anúncios; quanto custa gerar uma curtida na fan page da campanha e como melhorar sua popularidade junto aos eleitores.

Quanto mais dados e informações você tem sobre os eleitores e como eles se relacionam com sua campanha política mais fácil fica entender as necessidades, conhecer os problemas e assim dialogar com a sociedade de modo a criar uma imagem positiva como candidato.

Percebeu a importância de fazer análise de resultados? Ficou com alguma dúvida em relação ao que medir nas campanhas de anúncios patrocinados? Deixe seu comentário!

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