Conheça 5 Razões para estar nas Redes Sociais na sua Carreira Política

4 coisas que os políticos precisam saber sobre Inbound Marketing
agosto 13, 2015
Aprenda a usar as Redes Sociais no Marketing Político Digital
agosto 25, 2015

O poder de amplificar o diálogo, a facilidade de acesso cada vez maior e a diversidade de formatos de conteúdo que as redes sociais proporcionam são atrativos que fazem com que milhares de eleitores consumam informação por meio desses canais em momentos de eleições. Esse movimento ficou bastante evidente na campanha política do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também se destacou nas últimas eleições presidenciais no Brasil, onde a população mostrou uma participação cada vez maior através de ideias e propostas.

A quantidade de informação que circulou nas redes sociais durante o segundo semestre de 2014 sobre candidatos, propostas, escândalos e acusações jamais havia sido vista na história política do Brasil e não poupou aqueles que não tiveram uma participação ativa nessas plataformas. Assim, é possível perguntar: vale a pena estar nas redes sociais durante a sua campanha política? Quais as vantagens de ter uma presença online forte? Confira a seguir!

Diálogo direto com seus eleitores

É fato: as redes sociais abriram espaço para que os eleitores expressem suas visões políticas, questionem os candidatos e os partidos, peçam explicações e acompanhem as realizações de quem está no governo e também de quem ainda não está.

Por essa razão, ter uma forte presença nas redes sociais permite a você estabelecer um diálogo com seus eleitores, ouvir o que eles têm a dizer e levar soluções e propostas condizentes com as necessidades da sociedade para a sua campanha política.

Acesso imediato a uma grande audiência

Debates, horários políticos e comerciais têm horário marcado e você não pode garantir que os seus eleitores ouvirão suas propostas. Já nas redes sociais, há um canal de comunicação direta com os seus eleitores. Assim, é possível compartilhar suas propostas e ideias em diversos formatos e horários, aumentando a eficácia da sua comunicação com o público.

Além disso, esperar por um direito de resposta ou uma retratação do candidato adversário em jornais, revistas e televisão pode demorar, comprometendo sua imagem. Com o poder de viralização das redes sociais, entretanto, você pode mostrar o seu ponto de vista em segundos, evitando esses danos.

Conscientização da população

Outra razão para que você esteja presente e atuante nas redes sociais durante sua campanha política é o poder de levar informação de qualidade para os seus eleitores, promovendo uma ampla conscientização sobre os temas mais debatidos pelos candidatos.

Assim, você se torna uma referência e uma fonte confiável de dados e informações, educa a sociedade e contribui diretamente para que os eleitores façam melhores escolhas no momento da votação, priorizando aqueles candidatos que têm propostas realmente relevantes e verdadeiras.

Proximidade com o eleitor

Manter-se próximo dos eleitores permite conhecer suas expectativas, necessidades, anseios, problemas, desejos e dificuldades. Quanto mais você conhece o perfil dos seus eleitores, mais fácil é direcionar os esforços da sua campanha política para atingir o objetivo final, ou seja, a eleição.

Para tanto, o monitoramento das redes sociais é fundamental, já que é lá que as conversas acontecem e é de lá que você tira as melhores ideias para desenvolver ações de marketing político cada vez mais acertadas e eficazes.

Destaque e conquista de apoio em sua campanha política

Compartilhando conteúdo de qualidade nas redes sociais você dá destaque ao seu trabalho, evidencia suas competências para assumir um cargo público e ainda conquista o apoio dos seus eleitores, que podem até contribuir para a sua campanha política por meio de doações. O presidente Obama, por exemplo, conseguiu financiar sua campanha com doações de milhares de pessoas que acreditaram no seu potencial de transformação.

Redes sociais não são brincadeira quando se trata de marketing político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse no WhatsApp