5 Benefícios do Marketing Político Digital

4 coisas que os políticos precisam saber sobre Inbound Marketing
agosto 13, 2015
Aprenda a usar as Redes Sociais no Marketing Político Digital
agosto 25, 2015

Em um cenário onde as pessoas buscam todo tipo de informação online, sem precisar sair de casa ou ligar a TV, basta acessar a internet no smartphone, o marketing político digital se torna o principal aliado de candidatos e políticos na busca por uma proximidade maior com os eleitores, visando gerar engajamento e apoio antes, durante e depois das eleições. Mas que tipo de benefícios o marketing político digital pode trazer? Por que você deve investir nessa estratégia?

Comunicação direta e ágil

A agilidade com que se pode começar um diálogo na internet com milhares de pessoas ao mesmo tempo é um grande atrativo para o político que entende a importância de estar próximo de seus eleitores. Usando as ferramentas certas, como sites, blogs e redes sociais, por exemplo, você pode abrir vários canais de comunicação direta com seus eleitores, sem intermediários ou delays. É publicar a informação e esperar o feedback.

Custo reduzido

É fato que o marketing político digital é bem menos custoso do que o marketing político tradicional, onde você investe centenas de reais em mala direta, folders, flyers, telemarketing ativo etc. Isso porque as principais ferramentas de comunicação utilizadas no marketing político digital são praticamente gratuitas, como páginas em redes sociais ou um blog. Basta criar as suas páginas e compartilhar seu conhecimento com centenas, quem sabe milhares, de eleitores ao mesmo tempo, sem grandes esforços de logística.

Segmentação de mensagens

Cada político ou candidato tem mais de um perfil de eleitor e isso exige uma comunicação diferenciada com cada grupo. No marketing tradicional, é comum vermos distribuição indiscriminada de peças de comunicação, sem critérios de segmentação. Mas no marketing político digital isso não acontece, pois você pode criar anúncios patrocinados de acordo com o perfil de cada eleitor; pode criar grupos específicos nas redes sociais para compartilhar conteúdos segmentados; pode trabalhar o SEO do site e do blog para atrair a atenção de determinadas pessoas e assim tornar sua comunicação muito mais assertiva e eficaz.

Múltiplos canais de comunicação

Outro benefício do marketing político digital é a multiplicidade de canais de comunicação que você tem à disposição. Basta saber onde o seu público está para determinar em quais canais investir, o que garante maior efetividade para a sua estratégia, já que você atinge todos os seus eleitores de maneiras diversas, respeitando as preferências de cada um.

Compartilhamento de conhecimento

Um dos papéis do político é esclarecer a população sobre os rumos da política nacional, apresentar propostas, fomentar o debate, trazer à tona as necessidades da população e com isso construir políticas sociais e econômicas que ajudem a transformar o país. Nesse sentido, o marketing político digital contribui para que esse conhecimento seja compartilhado com o máximo de pessoas, usando como ferramentas as redes sociais, os sites, os blogs, o e-mail marketing e outros formatos de mídias digitais.

Existem dezenas de benefícios que o marketing político digital pode trazer, você só precisa conhecer bem seus eleitores, saber quais são suas necessidades, problemas e comportamentos online para determinar com maior precisão como atuar junto a eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Converse no WhatsApp