MMN: Como utilizar o marketing multinível para sua campanha

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Marketing multinível é um tema que sempre gera discussão: enquanto alguns acreditam piamente no poder desse modelo de negócios, outros desdenham a capacidade do MMN de gerar bons frutos. E você, acredita que o marketing multinível pode ser uma boa forma de fazer com que seus esforços de campanha se multipliquem?

Parece meio estranho pensar no MMN aplicado a campanhas políticas, mas sim, é possível tirar bons ensinamentos dele. Então que tal entendermos de uma vez por todas o que é marketing multinível e como ele pode ajudar suas campanhas políticas?

Marketing multinível é pirâmide?

Não. A confusão entre MMN e pirâmide é bastante comum e a principal causadora da má fama do marketing multinível. Para que fique claro, MMN é um modelo de negócio baseado em vendas diretas, ou seja, o produto ou serviço sai do fabricante diretamente para a mão do consumidor, por intermédio de um representante independente.

A divulgação dos produtos e serviços é feita no boca a boca, ou seja, não há grandes investimentos em marketing e publicidade, mas sim na ampliação da rede de distribuidores, para que os produtos e serviços tenham maior penetração no mercado.

Para você ter uma ideia do sucesso desse modelo de negócio, atualmente ele emprega mais de 4 milhões de pessoas no Brasil e gera um faturamento de 14 bilhões de dólares. Ou seja, os resultados estão aí para quem quiser ver.

E a remuneração dos distribuidores, como é feita? Eles são remunerados pela venda de produtos e serviços e recebem bônus pela indicação de novos representantes, daí a denominação “multinível”. É exatamente aqui que o MMN se difere das pirâmides, pois ele oferece produtos reais, que geram valor para o consumidor, enquanto nas pirâmides, o principal objetivo é agregar mais e mais pessoas para que os que estão no topo da lista ganhem mais dinheiro.

Como funciona o MMN na prática?

De uma maneira simples, o marketing multinível funciona da seguinte forma: o distribuidor independente entra em contato com a empresa que fornece os produtos ou serviços e filia-se a ela, adquirindo um “pacote básico” de produtos ou serviços a serem distribuídos.

Então esse distribuidor contata sua rede de conhecidos e oferece esses produtos ou serviços, mostrando as vantagens deles. Ao mesmo tempo que faz a distribuição dos produtos e serviços, ele também identifica pessoas que poderiam se tornar novos distribuidores, com o objetivo de ampliar a rede de distribuição e com isso gerar mais negócios.

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Além da comissão recebida pela venda dos produtos e serviços, o distribuidor recebe bônus, vantagens, gratificações e outros benefícios por criar comunidades de distribuidores, que serão treinados e orientados por ele para que também consigam ter o mesmo sucesso.

Por que o MMN falha em alguns casos?

Existem muitas pessoas que afirmam que o MMN gera dinheiro como água, que você não precisa se dedicar tanto, que os ganhos vêm facilmente, o que ilude outros empreendedores e acarreta no fracasso do modelo de negócio.

Para ter sucesso no marketing multinível, é preciso investir em marketing, na divulgação do produto e na construção de uma boa reputação para você como distribuidor. Também é necessário que você esteja sempre presente em eventos, confraternizações e outras oportunidades para conhecer pessoas e com isso ampliar seu networking, afinal, MMN é boca a boca, e dos bons.

Só que boa parte das pessoas não faz esses investimentos e espera gerar lucratividade sem estruturar o negócio de verdade. Pensam que basta criar um site, um blog, e esperar que as coisas aconteçam, mas não fazem um bom planejamento de marketing digital, por exemplo.

Moral da história? Marketing multinível é um negócio como qualquer outro, precisa de planejamento, objetivos de curto, médio e longo prazos, monitoramento constante e processos de melhoria contínua.

Como aplicar o marketing multinível na minha campanha?

Agora que você já sabe o que é marketing multinível, como funciona e por que algumas pessoas fracassam, chegou a hora de saber como usá-lo a seu favor em campanhas políticas. Não, você não vai vender nenhum produto para arrecadar dinheiro para a campanha, vai utilizar as melhores práticas para chegar ao seu objetivo final. Veja quais são elas:

Defina seus objetivos e metas

Toda campanha política deve ter objetivos bem claros, como aumentar a visibilidade das ações do político, ganhar a simpatia dos eleitores, conquistar mais intenções de voto, etc. Determinado o objetivo, você defina as metas, como: aumentar a base de eleitores em 15% no próximo ano ou elevar as intenções de voto em 30% nos próximos 6 meses.

Trace seu plano de ação

O que você fará para atingir essas metas e com isso conquistar seu objetivo maior? Irá investir em marketing digital? Em eventos que contem com a presença dos eleitores? Em visitas domiciliares para conhecer a realidade da população? A cada ação você deve atrelar uma métrica, ou seja, uma forma de mensurar o sucesso da iniciativa.

Inspire-se em pessoas de sucesso

Para o MMN dar certo, as pessoas têm que se inspirar em casos de sucesso, de outras pessoas que se deram bem com essa atividade. Para tanto, seguem seus passos, estudam suas estratégias, agem de forma semelhante e buscam aprimorar aquilo que já foi implementado.

O mesmo acontece em campanhas políticas e eleitorais. Para ter sucesso, inspire-se nos grandes nomes, veja o que eles fizeram e fazem, como se comportam, como reagem a determinadas situações, e aprenda com eles.

Tenha um mentor

No marketing multinível cada distribuidor tem um mentor, aquele que o recrutou para o negócio. Esse mentor tem a missão de treinar, orientar, dar dicas e ajudar os distribuidores que recrutou a terem o mesmo sucesso que ele.

Se você quer ter sucesso em suas campanhas, busque um profissional que possa ser o seu mentor, que mostre opções, que dê conselhos, que tenha mais experiência que você e possa passar seus ensinamentos para que você conquiste seus objetivos com mais tranquilidade.

Construa um bom networking

Quanto mais pessoas você conhecer, mais chances de espalhar a mensagem das suas campanhas por aí. Amplie seus contatos, resgate amigos, conhecidos e contatos profissionais com os quais não fala há algum tempo. Convide-os para eventos e converse com eles. Mostre suas boas intenções, atraia e engaje essas pessoas às suas campanhas, criando uma rede de distribuidores para sua palavra.

Capacite-se para ser o melhor

Ninguém nasce sabendo tudo e, quanto mais aprendemos, mais temos a aprender. Sendo assim, busque capacitação em gestão, relacionamento, negociação, planejamento estratégico e outros temas que possam melhorar sua performance como coordenador de campanha. Faça uma autoavaliação e identifique seus gaps de competência, criando um plano de desenvolvimento profissional para si mesmo. Quais conhecimentos você precisa adquirir para se tornar ainda melhor no que faz?

Você já havia pensado em utilizar o MMN como estratégia para melhorar suas campanhas? Ficou interessado em obter mais dicas como essa? Então acompanhe nossa página do Facebook e veja as atualizações direto na sua timeline!

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