Como a tecnologia pode ser o seu grande diferencial competitivo nas campanhas?

10 dicas de ações de pré-campanha política
abril 30, 2017
Como o marketing pode salvar sua campanha depois da reforma eleitoral?
maio 10, 2017

Uma campanha eleitoral não pode mais se restringir às ferramentas tradicionais de divulgação. Assim como acontece com empresas, é necessário considerar o ambiente online dentro de uma estratégia.

Além disso, é preciso também ter atenção especial às possibilidades que os recursos tecnológicos oferecem no sentido de otimizar processos gerando lucro e economia de tempo, o que, no caso de uma campanha política, pode ser entendido como menos gasto no processo e maior eficiência na conquista de eleitores.

Sendo assim, confira a seguir como a tecnologia pode servir como um diferencial competitivo dentro da sua campanha.

O potencial da tecnologia

Redes sociais como o Facebook, por exemplo, possuem grande poder de popularização das mensagens. Isso ocorre porque com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo inteiro, a rede centraliza pessoas dentro de um único site e permite que anunciantes alcancem possíveis consumidores com grande eficiência.

Este recurso, assim como outros exemplos que surgiram para facilitar a vida das pessoas a partir do desenvolvimento da tecnologia, também é útil para diferentes interessados em divulgar sua marca, projeto ou ideia — como é o caso dos políticos.

A tecnologia dentro de uma estratégia de marketing

No marketing, as redes sociais estão cada vez mais ocupando espaço nos investimentos das grandes empresas. Isso acontece porque as pessoas estão passando cada vez mais tempo dentro desses sites, o que permite a grandes marcas ter maiores possibilidades para divulgar seus produtos de maneira certeira em relação ao público-alvo.

Em uma campanha política, o candidato pode seguir o mesmo raciocínio: como os possíveis eleitores tendem a estar online, o candidato que tiver uma postura mais adequada a esse ambiente e conseguir direcionar sua mensagem de maneira pertinente para o eleitor, tende a levar vantagem e garantir seu apoio.

Tecnologia da informação

Para atingir esse grau de proximidade, a tecnologia pode ser extremamente útil. Com um volume relevante de informação sobre o eleitorado, é possível entender com maior facilidade a sua demanda. Chamamos isso de Inteligência Competitiva (IC) — a atividade sistemática destinada à coleta de dados, análise e aplicação de informações relacionadas à concorrência, assim como à monitoração de tudo o que envolve o sistema onde ocorre a competição.

Com o uso desse tipo de recurso, o candidato pode chegar com muito mais eficiência ao eleitor do que seu concorrente, algo capaz de fazer toda a diferença dentro de uma campanha.

Seja para espalhar a imagem do candidato em ambiente digital de modo a viralizar suas ideias, seja para tornar os procedimentos mais econômicos e eficientes, a tecnologia pode ser o diferencial competitivo dentro de uma bem-sucedida campanha eleitoral.

Não deixe que seus concorrentes levem vantagem em relação a você. Pense nas oportunidades que os novos recursos oferecem e trabalhe com eles para garantir melhores resultados. Com elementos cada vez mais populares entre os eleitores à sua disposição, fica mais fácil trabalhar na sua campanha e ter sucesso!

Você já usa a tecnologia para alcançar sucesso nas campanhas políticas? Compartilhe as suas sugestões no espaço de comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *