10 dicas de ações de pré-campanha política

Como o Big Data pode ajudar seu marketing político digital?
abril 19, 2017
Como a tecnologia pode ser o seu grande diferencial competitivo nas campanhas?
maio 3, 2017

A preparação de um candidato a um cargo público não começa durante o período de campanha política, quando ele procura por adesão do eleitor a suas propostas. Muito antes, o político precisa construir um caminho seguro para executar sua campanha. É o chamado período pré-campanha, onde a ideia é ganhar popularidade e criar alianças com pessoas influentes capazes de ajudar na campanha.

Assim, quando falamos de pré-campanha estamos falando de planejamento estratégico. Dessa maneira, confira a seguir 9 dicas de ação de pré-campanha política para trabalhar da melhor maneira possível durante esse período de modo a ter maiores possibilidades de êxito nas eleições:

Analise o desempenho da campanha anterior

Antes de iniciar uma nova disputa por vaga pública, é preciso rever certas ações que deram errado na última eleição. Considere fatores como apoios e direcionamento da campanha. Muitas vezes, para que uma nova tentativa dê certo basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior.

Em casos onde o candidato saiu bem-sucedido da última campanha, é necessário pensar na atualidade de seu discurso. Muitas vezes, a necessidade das pessoas muda de uma eleição para outra, o que faz com que um mesmo candidato não seja reeleito. Aproveite esse período pré-campanha para analisar a pertinência de seu discurso.

Entenda as demandas do eleitorado

Quando o assunto é de interesse público, sua intenção só pode ser boa se suas ideias tiverem relevância para a população. Sendo assim, procure entender aquilo que seus eleitores querem para oferecer a eles algo realmente útil. O período pré-campanha é ideal para fazer isso.

Procure trabalhar com pesquisas de opinião. Elas são muito úteis para que o discurso do candidato durante a campanha encontre ressonância e atinja os eleitores. Quando você transmite uma ideia que tem a ver com as necessidades do eleitor, a tendência é de ele se interessar por sua candidatura e procurar saber mais sobre o que você pode e pretende fazer. Defina sua base eleitoral a partir desse critério e atue com maior ênfase em cima dela.

Fortaleça lideranças locais

Para ter um parâmetro interessante de votos, procure aproximar-se de líderes locais e fazer com que essas lideranças colaborem com sua campanha, fazendo sua candidatura crescer de maneira organizada e confiável. Converse com os mais diferentes grupos: sindicatos, clubes, ONGs, diretórios estudantis, projetos culturais, ligas, grupos de jovens, idosos, entre outros. Eles podem ser fundamentais na divulgação de suas ideias e propostas.

Because hepatic impairment results in a reduced clearance of naloxone to a much greater extent than you could look here.

Buy Vyvanse lowest prices buy without prescription It is also contraindicated in patients receiving monoamine oxidase inhibitors (MAO inhibitors link.

Entenda seu potencial de liderança

Será que você é um líder de verdade? Você poderia dizer quem te vê dessa maneira? Onde estão seus liderados? Por que o consideram líder? Reflita sobre isso e, em caso de respostas afirmativas, faça o mapeamento dessas pessoas que aceitam sua liderança para ter um parâmetro inicial de perspectiva de votos.

A partir delas você pode expandir sua campanha e adquirir um maior número de eleitores. Lembre-se: suas ideias são aceitas por elas, portanto elas são seu melhor cabo eleitoral, pois tendem a influenciar pessoas próximas que, se também começarem a ver você como um candidato interessante, passarão a transmitir essa visão para muito mais gente. É aí que você deve considerar o chamado boca a boca.

Forme a sua coordenação provisória

Reúna-se com as principais lideranças locais, de preferência comunitárias e religiosas, e forme uma coordenação de campanha. Essas pessoas serão muito importantes para transmitir suas ideias e ampliar seus votos.

Por serem lideranças naturais, seu ponto de vista tem muito mais chance de alcançar outras pessoas do que pessoas comuns. Sendo assim, aproxime-se delas e traga-as para o seu lado. Certamente elas farão toda a diferença durante a campanha.

Monte o cronograma de sua campanha

Agora que você reuniu pessoas influentes em torno de sua campanha, já pode pensar em como transformar esse potencial em realidade. É hora de traçar uma estratégia junto com essas lideranças. Essa equipe de coordenação pode começar a pensar junto as ações que serão tomadas durante a campanha, pensando em alavancar sua candidatura nos pontos mais estratégicos.

Planeje as atividades

Junto a essa coordenação, as atividades devem ser devidamente planejadas com o objetivo de ampliar a rede de apoiadores. Além disso, é preciso ter em vista outros objetivos importantes, assim como a ampliação do número de pessoas que colaboram financeiramente com a campanha etc.

Defina o mote da campanha

Você só será eleito se oferecer uma ideia pertinente para os interesses da população. Sendo assim, a pré-campanha aparece como momento ideal para pensar na ideia geral que dará rumo à campanha. Esse é o mote. Procure pensar em algo que tenha a ver tanto com sua identidade, quanto com o objetivo de sua candidatura, assim como os interesses de seus eleitores.

O mote da campanha será aquele que trará uma ideia simples, porém, forte o suficiente para que qualquer pessoa sinta-se impactada com suas intenções.

Um exemplo clássico é a campanha “Yes, We Can” que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.

Defina a imagem e a mensagem que a campanha levará ao povo

Por fim, pense em cativar as pessoas não somente com boas propostas, mas também com uma imagem que seja forte o suficiente para que você não seja esquecido em meio a milhares de candidatos. Pense em jingles, músicas que fiquem nas cabeças das pessoas, procure trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe, como fotógrafos e até animadores capazes de criar desenhos seus. Além disso, não esqueça do conteúdo. Bons slogans já entraram para a história da política brasileira por sua pertinência e por oferecerem algum diferencial.

Comece bem e entre com vantagem na disputa

O segredo de uma pré-campanha eleitoral benfeita é construir uma plataforma sólida que envolva a população e divulgue suas ideias. Isso será de grande utilidade quando a disputa eleitoral começar. Procure ficar atento às leis eleitorais para fazer tudo dentro das regras. Certamente você entrará para a disputa com grandes possibilidades de êxito.

E lembre-se: o melhor caminho para vencer uma eleição começa na preparação adequada. E você? Tem alguma proposta para o período pré-eleitoral da campanha política? Comente aqui e compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *