6 ações de marketing no Facebook para você começar a usar agora!

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Facebook Marketing

Facebook Marketing

Fazer marketing no Facebook não é nenhuma novidade, inclusive para políticos em campanhas eleitorais. Mas será que você tem usado essa plataforma da melhor maneira? As pessoas que seguem suas páginas e interagem com seu conteúdo são defensoras do seu candidato? Boa parte das curtidas são transformadas em votos? Pensando nisso, resolvemos listar 6 ações para você otimizar os resultados de suas campanhas de marketing político digital.

Antes de partirmos para as dicas, não custa lembrar que elas só serão efetivas se você manter um perfil ativo, que saiba quem é o seu público e com objetivos claros. Não crie uma página apenas para entreter o público e gerar milhares de curtidas. Mantenha o foco e pense em colocar essas orientações em prática:

#1. Poste conteúdos interessantes

Conteúdo de qualidade é a chave para um bom marketing em qualquer plataforma. No Facebook não seria diferente. As pessoas tendem a se engajar com postagens que agreguem algum valor para elas.

Compartilhe artigos ou notícias sobre um tema forte nas eleições, dê uma opinião, poste links para o blog do candidato ou mostre parte dos projetos da campanha. São diversas as possibilidades. Tenha em mente que é preciso atrair a atenção do público (títulos convidativos e textos curtos) e entregar uma informação valiosa (conteúdo rico para os leitores).

#2. Humanize sua comunicação

A linguagem predominante no Facebook possui um tom leve e informal. Sua campanha pode adotar a mesma linha sem que o candidato perca a credibilidade. Pense no público que curte seus perfis. Visite o perfil de alguns deles e veja como se comunicam.

Um padrão mais culto e rebuscado pode afastar seus seguidores. Existem áreas, como a economia, que o público pode ter dificuldades para entender alguns pontos. Portanto, facilite a aproximação dos usuários com uma linguagem comum a eles, mas sem ser informal demais ou fugir das características do candidato.

#3. Converse com as pessoas

Quando comentarem suas postagens, mandarem uma mensagem inbox ou marcarem o perfil da sua página em algum post, procure interagir de alguma forma. A fidelização de eleitores no Facebook parte do quanto você se mostra acessível. Sendo assim, responda as dúvidas, opine sobre uma sugestão ou até mesmo compartilhe conteúdos de pessoas que apoiam sua campanha.

Ações como essas demonstram o quanto o perfil do seu candidato está atento às participações dos seus seguidores. São formas de você estreitar o relacionamento com público.

#4. Publique vídeos

A plataforma de vídeos do Facebook é uma das formas mais eficientes de prender a atenção da audiência, fazer com que usuários interajam e expandam o alcance da sua mensagem. Este artigo da Forbes mostra o quanto a publicação e as visualizações de conteúdo em vídeo nessa rede social têm crescido — ficando atrás somente do YouTube.

Veicule conteúdos interessantes para o público. Não reproduza o programa do horário eleitoral gratuito da TV. Tente propor uma interação ou um debate expondo opiniões, críticas e informações sobre algum tema.

#5. Faça anúncios

Incluir campanhas pagas como parte da estratégia de marketing no Facebook não é exclusividade de empresas que querem fazer promoções ou vender produtos e serviços. Aproveite essa plataforma para aumentar o alcance de algum comunicado importante, divulgar uma participação do político em debates na TV, publicar entrevistas do candidato ou promover algum evento da campanha.

O alcance orgânico de postagens em fan pages é baixo. Pagar para expandir o alcance de uma postagem significa levar seu conteúdo para mais usuários, muito além da pequena parcela que veria naturalmente.

Você ainda pode promover anúncios de forma segmentada. Por exemplo, se você coordena a campanha de um deputado estadual, pode pagar para divulgar postagens direcionadas ao público de uma cidade específica. Assim, você pode individualizar sua comunicação e atender mais precisamente os interesses de uma parcela do eleitorado.

#6. Utilize as hashtags

A função das hashtags (#) no Facebook não é muito diferente do que em outras rede sociais, como Twitter ou Instagram. Apesar de o seu uso não ser tão frequente como nas outras duas plataformas citadas, é interessante aplicar esse recurso em suas postagens. Assim, você poderá criar filtros que facilitem a visualização do seu conteúdo por pessoas que não seguem seu perfil.

As hashtags ainda podem ser usadas para integrar um conteúdo veiculado em outros canais, como YouTube ou televisão. Elas ainda são úteis para você acompanhar como as pessoas repercutem suas publicações que carregam determinadas hashtags.

Fazer marketing no Facebook requer conhecimento sobre o público e monitoramento constante do seu desempenho. Essas ações não representam um padrão de sucesso, mas ajudarão você a realizar suas campanhas políticas nessa plataforma com mais eficiência.

Então, como você tem utilizado o Facebook em suas campanhas? Tem alguma dica que poderia entrar nessa lista? Deixe sua opinião nos comentários!

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