Qual o perfil ideal de coordenador de campanha política

Saiba como usar as hashtags na sua estratégia de marketing político
outubro 4, 2015
tela painel 580
Quem Somos
outubro 22, 2015
Coordenador Político

Coordenador Político

Até algum tempo atrás, para ser coordenador de campanha política bastava ser amigo do candidato e saber se relacionar com as pessoas, mas os tempos mudaram e a profissionalização é cada vez mais exigida nesse campo.

Para ser coordenador de campanha política é preciso entender de gestão, de pessoas, de finanças e reunir uma série de características que agreguem valor à estratégia de campanha e conduzam o candidato à vitória. Mas que características são essas? Quais as competências essenciais para um bom coordenador de campanha política? Descubra agora mesmo e faça uma autoanálise: você está pronto para assumir esse desafio?

Planejamento estratégico

Uma campanha eleitoral é uma batalha, portanto, deve ser pensada estrategicamente para vencer os adversários de maneira ética. Isso significa que você precisa entender o contexto político e econômico do país e da sua região, munir-se de dados e utilizar esse conhecimento para desenvolver um plano de ação que atenda aos anseios dos eleitores.

Gestão empresarial

Sim, uma campanha funciona como uma empresa, com setor financeiro, contábil, jurídico, marketing, pessoas etc. Dessa forma, o coordenador de campanha política precisa ter uma visão holística sobre essas atividades, estar a par de tudo o que acontece e cuidar para que nada saia fora do planejado.

Isso não significa fazer microgerenciamento, mas delegar atividades com responsabilidade, estar à disposição das pessoas para ajudá-las em seus deveres e gerir recursos com eficiência e eficácia, atingindo melhores resultados para a campanha.

Criatividade e inovação

Quem pensa que campanha política é algo fechado, sem espaço para ideias inovadoras, deve se lembrar de que o presidente Obama foi o primeiro candidato a usar as redes sociais como plataformas de relacionamento com os eleitores, algo que deu tão certo que hoje todos os candidatos fazem.

Essa capacidade de identificar oportunidades e explorá-las durante a campanha é fundamental para o coordenador de campanha política, pois ele é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso do candidato. Uma estratégia diferenciada pode significar muitos votos a favor.

In general, dose selection for elderly patients should be cautious Full Article While there were no cases reported in the U In general, dose selection for elderly patients should be cautious.

Comunicação política

Ser um bom orador, escrever bons discursos, estar sempre pronto para falar com a imprensa e mais do que preparado para comunicar-se em momentos de crise também são algumas das competências que o coordenador de campanha política deve ter.

É claro que a estrela do show é o candidato, mas quem deve pensar na mensagem a ser transmitida, nos canais a utilizar e no feedback esperado é, sem dúvida, o coordenador de campanha.

Análise de resultados

Desde o primeiro dia de campanha é preciso estar atento aos resultados. Não que o coordenador de campanha seja a pessoa que vai coletar e analisar os dados, mas é ele quem deve interpretá-los e utilizar esse conhecimento adquirido para alavancar a campanha e garantir a vitória ao final.

Afinidade com o mundo digital

Sabemos que a internet oferece oportunidades únicas de destacar a imagem do candidato durante a campanha, alavancar sua visibilidade, construir relacionamentos com os eleitores e mantê-los sempre próximos, apoiando cada iniciativa.

Sendo assim, o coordenador de campanha política deve estar a par das ferramentas de marketing digital que possam contribuir para a campanha, assim como conhecer as estratégias mais utilizadas no marketing político digital e que podem agregar valor à comunicação com os eleitores.

Ele também deve conhecer o funcionamento de cada estratégia e como ela pode trazer resultados para a campanha eleitoral, identificando objetivos, metas e métricas para os meios digitais com mais facilidade.

Você reúne todas essas características? Quais delas acredita que deve desenvolver mais para ter sucesso como coordenador de campanha política? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *