Anúncios pagos em redes sociais: vale a pena investir?

Como investir em campanhas de marketing político para dispositivos móveis
setembro 14, 2015
7 dicas de retórica para melhorar o seu discurso
outubro 4, 2015
Publicidade Online

Publicidade Online

O sucesso das redes sociais é incontestável e a cada dia que passa mais e mais pessoas e empresas entram nessas plataformas para ganhar visibilidade e desenvolver relacionamentos. Uma das formas mais efetivas de dar um “up” nesse processo são os chamados anúncios patrocinados, ou anúncios pagos em redes sociais.

Mas a dúvida que permanece é sempre a mesma: será que vale a pena investir em anúncios pagos em redes sociais? O retorno é tão vantajoso assim? Continue lendo este post e descubra agora mesmo!

Visibilidade para o político e para suas ações

O número de usuários de redes sociais só aumenta, o que amplia a visibilidade da figura do político na internet. Só no Facebook são mais de 1,5 bilhão de usuários, ou seja, é possível atingir uma quantidade enorme de eleitores por meio dessa rede social. Imagine agora investir em outras, como LinkedIn, Pinterest, Instagram e Twitter!

Custo reduzido para ver seus anúncios pagos em redes sociais

Se você pensa que anunciar em redes sociais é caro, reveja seus conceitos. O orçamento é flexível e pode ser dimensionado de acordo com o investimento que o político ou candidato quer realizar em marketing digital. A rede social com maior custo para anúncios pagos é o LinkedIn, cujo lance mínimo é de 4 reais e o orçamento mínimo diário é de 20 reais. Parece muito para quem quer visibilidade e engajamento de seus eleitores?

Alcance da palavra

O principal objetivo das redes sociais é disseminar a palavra do candidato ou político, mostrar suas ações, seu comprometimento com a sociedade. Para isso, você pode integrar o blog do político com as principais redes sociais e automatizar o compartilhamento de conteúdos, mantendo as redes sociais ativas e gerando seguidores. Conforme as interações acontecem, é preciso ser ágil nas respostas e nunca deixar um eleitor “no vácuo”, ou seja, sem retorno algum.

Onde anunciar

Praticamente todas as redes sociais do momento possuem algum tipo de publicidade paga. Basta que você escolha as plataformas, conheça suas peculiaridades e comece suas campanhas de anúncios pagos em redes sociais. As mais utilizadas são:

Facebook

A rede social mais famosa é o primeiro lugar que pensamos em anunciar. E não é para menos, com 1,5 bilhão de usuários é onde você pode atingir um número maior de pessoas. No Facebook é possível criar anúncios patrocinados, que aparecem na lateral direita da tela dos usuários, ou ainda posts patrocinados, que aparecem na timeline dos usuários, de modo bastante natural.

Utilize os posts patrocinados para dar visibilidade a um determinado assunto, como um post no blog que fala sobre segurança pública, e os anúncios patrocinados para gerar maior número de seguidores e fomentar o engajamento dos seguidores atuais.

Twitter

No Twitter você tem três opções de anúncios pagos: tweets promovidos, contas promovidas e assuntos promovidos. Se o político quer iniciar um debate sobre mobilidade urbana, pode promover o assunto nesta rede social. Se o que ele quer é ganhar visibilidade para o seu perfil, pode utilizar o recurso de contas promovidas. Já se quer dar destaque a um conteúdo do blog, pode investir nos tweets promovidos.

LinkedIn

Sendo uma rede profissional, o LinkedIn é ideal para atingir empresas, empresários e empreendedores com os quais o político ou candidato queira se relacionar. O compartilhamento de conhecimento é fundamental nessa rede social, por isso, use os anúncios pagos para dar visibilidade ao conteúdo produzido no blog.

Também é possível direcionar os anúncios do LinkedIn Ads para o site do candidato ou ainda para uma landing page onde seja ofertado um material exclusivo, como uma pesquisa, um e-book ou webinar.

Instagram

Os anúncios no Instagram ainda são recentes, mas possuem um cunho mais criativo, para gerar engajamento mesmo. Utilize imagens e vídeos inspiradores para atrair a atenção dos eleitores e criar identificação entre eles e o candidato ou político.

Pinterest

No Pinterest você tem os pins patrocinados, que são imagens que aparecem no feed dos usuários de acordo com a relevância do tema para as buscas na rede social. Como você deve saber, o Pinterest funciona como um mural de inspirações para as pessoas, portanto, utilize imagens que realmente agreguem valor para o público.

Dicas finais

Para terminarmos nosso post, ficam aqui algumas dicas antes de começar a criar seus anúncios pagos em redes sociais:

  • Tenha um objetivo para anunciar;
  • Defina o público com o qual o candidato ou político deseja se relacionar;
  • Use SEO em todos os anúncios;
  • Insira imagens chamativas;
  • Monitore os resultados, sempre!

Agora que você já sabe as vantagens de investir em anúncios pagos em redes sociais, já sabe onde anunciar e como começar a planejar essa estratégia, que tal colocar em prática? Depois volte aqui e conte para nós como foi essa experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *