O que é Pagerank e por que ele é importante para seu site?

7 mitos de SEO desvendados
julho 2, 2015
Quais serviços de Marketing Digital são mais interessantes terceirizar?
julho 2, 2015

Quem trabalha com internet sabe que um dos pontos mais importantes a se mensurar com o Marketing Digital é saber o alcance de suas postagens. Os sites e blogs precisam ter esse conhecimento para saber se o seu conteúdo está atingindo seu público-alvo (ou buyer persona).

Pensando nisso, é importante sabe que uma das principais ferramentas utilizadas pelo social media de um site ou blog é o Pagerank. Que tal saber o que é e qual a importância desta avaliação para as páginas da sua empresa? Veja a seguir!

Conhecendo o Pagerank

É notório que muitas pessoas já ouviram falar e até utilizam o Pagerank. No entanto, muitas não têm a menor ideia do que a ferramenta se trata. Alguns administradores de sites e blogs já devem entender seu conceito, mas é sempre importante se manter atualizado e por dentro do mundo que o cerca, mesmo que o Pagerank não tenha mudado tanto no decorrer de seus quase 20 anos de existência.

Isso mesmo! O Pagerank já vem sendo utilizado há quase 20 anos, desde quando foi desenvolvido por Larry Page com o auxílio de Sergey Brin, na Universidade de Stanford. A partir de sua criação, o Pagerank começou a ser utilizado pelo Google, como a principal ferramenta de avaliação entre sites. Você pode utilizar o Pagerank do Google instalando a barra de ferramentas do site

Então, o Pagerank é uma avaliação?

Na realidade, o Pagerank é especificamente uma ferramenta que ajuda a avaliar a importância do seu site em relação a outros sites. Este mecanismo – além de informar o posicionamento do seu site -, organiza a lista de sites que aparecem na hora da busca no Google conforme a sua relevância de acordo com o número de acessos que a página alcança.
Como o Google é utilizado por quase todos os internautas como a principal maneira de se buscar algo ou tirar alguma dúvida, a localização do seu site no rankeamento do Google é muito importante. afinal, quem passa da quarta ou quinta página de busca quando pesquisa algo? E é justamente pensando nisso que é importante se estar bem rankeado no Pagerank.
Como funciona o Pagerank?

O Pagerank, na teoria, funciona de uma maneira bem simples. A ferramente tem um rank que vai de 0 a 10. Portanto cada site tem uma pontuação específica que é dada pelo Google. Esta pontuação é concedida através de uma espécie de voto. Um dos exemplos mais utilizados é quando alguém recomenda a sua página ela ganha uma boa reputação perante o Pagerank.

Mas não se consegue uma boa avaliação somente com referências, apesar de que essas referências ajudam a aumentar a sua pontuação.. Atualmente o Google usa como métrica para avaliação de cada site três importantes características: a Quantidade, a Qualidade e o Contexto dos cliques que a página recebe. É importante dizer que para que a página receba a pontuação do Pagerank as três características devem vir sempre juntas. Ou seja, se o site não tiver qualidade e contexto, mas receber muitos cliques, ela não terá uma boa pontuação no Pagerank.. Portanto, se você é o administrador da sua página lembre-se de trabalhar os três pontos para conseguir manter sua página bem posicionada.

O seu lugar no Pagerank

Já entendemos que para conseguir uma boa boa no Pagerank é preciso conseguir uma boa colocação. É essa pontuação que vai ajudar na avaliação e colocar o site em um bom posicionamento quando for buscado no Google. Reforçamos ainda que as chances do seu site aparecer nas primeiras páginas do Google são grandes caso você consiga fazer os três pontos citados anteriormente.

Outra forma de conseguir um bom lugar no Pagerank é que o seu site receba links de sites importantes do nicho que você se insere. Em suma, se você tem um site que fala sobre futebol e os principais sites esportivos do país lhe recomendarem e apresentarem links diretos para a sua página você terá uma boa reputação frente ao Pagerank.

Vale salientar que ter links da sua página em sites de pouca relevância não é bem visto pelo Pagerank. Na realidade estes links mal contam na hora da avaliação, por isso procure vincular sua página a sites grandes e que tenham um bom número de acessos. Lembre-se que a escolha do nicho certo fará toda e qualquer diferença.

E qual a importância do Pagerank?

Depois de entender o que é e como funciona a ferramenta que posiciona as páginas na pesquisa do Google, temos que entender qual a importância do Pagerank para o seu site.

O ponto forte do Pagerank é a colocação de um site na hora que um internauta fizer a pesquisa. Ou seja, a chance de seu site conseguir acessos devido ao resultado da pesquisa é enorme caso ele esteja bem colocado. Portanto, a importância do Pagerank é que ele define onde o seu site vai aparecer quando for feita uma busca no Google. E, já que para conseguir viver de sites ou blogs o que importa é o número de acessos, o Pagerank vai ajudar você a aumentar o tráfego na sua página.

Por que os administradores de sites não dão atenção ao Pagerank?

Já que a importância do Pagerank é manter o site bem colocado ele deveria ser atualizado constantemente, não acha? Infelizmente não é isso que acontece. O Pagerank só é atualizado, em média, a cada três meses. Fazendo com que fique defasado e consequentemente os administradores de páginas acabem não dando a devida importância para a ferramenta do Google. É claro que é importante se manter bem colocado, afinal gerar tráfego para o seu site é sempre bem vindo. No entanto, a falta de uma atualização constante faz com que o Pagerank não receba a atenção que merece por parte dos administradores e donos de sites e blogs.

Por fim, deve-se reforçar que mesmo o Pagerank tendo uma atualização esporádica, ele é bastante útil para qualquer site. Lembre-se que sua página vive de acessos! Aparecer bem colocado nos resultados de uma busca ajuda a manter um bom tráfego para as suas páginas. Aproveite que a ferramenta de avaliação veio para ajudar e facilitar os sites, se aprimore e coloque isso em prática para ter uma boa avaliação e estar sempre bem posicionado no rank de pesquisa do Google.

E aí, tem algum comentário, crítica ou sugestão? Você já utiliza o Pagerank na sua estratégia? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

Fonte: Rockcontent

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *